Coordenador : Ivo da Costa do Rosário
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388427.2201.224440.16022023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Trabalho
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Inicialmente o projeto envolverá quatro docentes, todos lotados no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF. Esses docentes serão responsáveis por orientar o trabalho de até DOIS bolsistas. Como se trata de um projeto a ser desenvolvido com base em dados produzidos ou publicados por uma empresa de concursos públicos, os profissionais do setor pedagógico da empresa também poderão constituir o nosso público-alvo. Por fim, haverá inscrição para até 30 participantes de uma oficina à comunidade, com o objetivo de discutir técnicas de interpretação de questões e realização de redações de concursos públicos.
Local de atuação: Instituto de Letras da UFF
Objetivo
1. Promover o diálogo acerca da diversificação das atividades profissionais relacionadas à área de Letras. 2. Estimular a pesquisa de usos especializados da língua portuguesa, voltados ao mercado de trabalho na área. 3. Estabelecer parcerias entre mundo acadêmico e mundo empresarial em atividades mediadas pelo uso da língua portuguesa. 4. Impulsionar a análise e a pesquisa de usos específicos da língua portuguesa em questões de concurso, bem como em editais e redações de candidatos. 5. Oferecer técnicas que permitam exercícios mais produtivos de interpretação de questões e realização de redações de concursos públicos
Resumo
Este projeto tem o objetivo de propor uma investigação de como a língua portuguesa é trabalhada em diferentes instrumentos/etapas da preparação de um concurso público: a) na elaboração e revisão de questões; b) na avaliação de redações; c) na elaboração de editais; d) em outras etapas e instrumentos. Prevê-se um estudo aprofundado das técnicas e orientações que balizam a criação, a revisão e a avaliação desses instrumentos. Toda discussão que permeia esse locus de uso da língua portuguesa costuma estar ausente das propostas curriculares dos cursos de Letras. A despeito dessa realidade, esse é um universo que tem o potencial de oferecer oportunidades profissionais aos estudantes em futuras colocações no mercado de trabalho, seja na função de elaboradores seja na função de avaliadores ou revisores de itens. Por fim, será oferecida uma oficina à comunidade, com o objetivo de discutir técnicas de interpretação de questões e realização de redações de concursos públicos. Trata-se de um projeto anual, a ser desenvolvido de abril a dezembro de 2023, com a proposta de produzir estudos e pesquisas derivados da investigação desse universo de trabalho.